ESBOÇOS DE MENSAGENS/ESTUDOS

 

LIÇÕES DE HUMILDADE
Texto Bíblico: Filipenses 2.1-9

1. SEM HUMILDADE NÃO COMPARTILHAMOS O AMOR
* Tenha afetividade comum em espírito de harmonia - Filipenses 2.1 Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias,
* Tenha unidade de propósitos nos alvos espirituais - Filipenses 2.2 completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.
* Tenha lucidez de ser o menor e Cristo ser o maior - Filipenses 2.3 Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.

2. SEM HUMILDADE NÃO ALCANÇAMOS A GRAÇA DIVINA 
* Nunca busque só obter vantagens pessoais - Filipenses 2.4 Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.
* Nunca deixe de dar a mão ao teu próximo - Filipenses 2.5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
* Nunca procure ser maior que os outros - Filipenses 2.6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;

3. SEM HUMILDADE NOSSA MISSÃO SERÁ UM FRACASSO 
* Se esvaziarmos o nosso eu mais servos nós somos - Filipenses 2.7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
* Se mesmo humilhados formos obedientes há vitória - Filipenses 2.8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
* Se em nossa missão há humildade seremos exaltados 
- Filipenses 2.9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

 FAMÍLIA CRISTÃ

I - O casamento nasceu no coração de Deus. É uma ordenação divina.

A - Gn. 2:18

... Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.

b - Auxiliadora

: Ajudante, socorro- Sl. 46:1 - O mesmo termo hebraico usado para ajudar é aplicado ao próprio Deus. - Jo. 14:16 - O mesmo termo usado para o Espírito Santo.

c - Idônea

: Apta, capaz, competente, correta, que possui condições paradesempenhar certos cargos ou realizar certas  obras

d -Pv. 18:22 - O que acha uma esposa acha o bem .                                 

e – Pv. 31:10 - Mulher virtuosa quem a achará -

f-Este é o retrato da mulher aos olhos de Deus.

II.Se sua esposa não corresponde a esta   mulher, existe uma Boa promessa  para ela: Jesus veio restaurar  a imagem de Deus que o homem perdeu com o pecado.

a - II Co. 3:18

b - Gn. 25:21 – Isaque orou ao Senhor por sua mulher, porque ela era estéril

.c -Ef. 5:25-26 - Lave sua esposa com a Palavra

.d - Jo. 15:3 - Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado.

d - Rm. 4:17 Chamando a existência as coisas que não existem.

III. Deixar para unir-se.

a - Gn. 2:24 deixa o homem pai e mãe e se une a sua mulher, tornando-se osdois uma só carne.

b - Mt. 19:4-6 - Jesus enfatiza o que Deus já havia falado. Isto é um mandamento

.c -Deixar no contexto geográfico e emocional

.d -  Unir-se : Este laço deve ser  forte para suportar  as crises , a fim de assegurar  uma união que não pode ser rompida.

e - Ec. 4:9-12 - o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade

f - Tornando-se uma só carne

.IV. O casamento é uma aliança de sangue.

a -O rompimento do hímen é o

selo desta aliança

.b - Gl. 3:15 - Uma aliança de sangue não deve ser quebrada.

c - Ml. 2:13 - Deus odeia o divórcio.

d - Mt. 5:23

e - Mt. 19:3-9 - Jesus fala sobre o divórcio.

f -O adultério quebra a aliança

do casamento.

g – Separação no aspecto espiritual representa Morte

.V- RESUMO:

A)   Casamento foi estabelecido por Deus com o propósito de alegria e felicidade.

B)   b - O casamento é uma ordenação divina.

 

DÍZIMOS E OFERTAS 

Texto Bíblico:2 Coríntios 9.7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 
Malaquias 3.10.11; 2 Coríntios 9.6-8 

1. O DÍZIMO PERTENCE AO SENHOR E DEVE SER DEVOLVIDO A ELE - Malaquias 3.10a... Trazei todos os dízimos 
* Devolver o que é de Deus é uma forma de honra-lo- Provérbios 3.9Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; 
2. O DÍZIMO SE ENTREGA NA IGREJA NÃO O USE OU ADMINISTRE – Malaquias 3.10b...à casa do tesouro, 
* Não coma ou use a parte que pertence ao Senhor - Provérbios 20.25... Laço é para o homem apropriar-se do que é santo, e só refletir depois de feitos os votos. 
3. O DÍZIMO É PARA A MANUTENÇÃO DA OBRA E SUAS DESPESAS – Malaquias 3.10c...para que haja mantimento na minha casa, 
* Aquele que só pensa em si deixa Deus indignado - Ageu 1.9Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa.  
4. O DÍZIMO TEM PROMESSA DE BENÇÃO SEM RECEIO DE PERDAS – Malaquias 3.10d...e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, 
* Nunca duvide daquilo que Deus promete na palavra – Números 23.19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria? 
5. O DÍZIMO FIEL FAZ ABRIR A FONTE DE TODO PODER DOS CÉUS – Malaquias 3.10e...se eu não vos abrir as janelas do céu, 
* As bênçãos estão disponíveis, mas, só recebe quem é fiel - Efésios 1.3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; 
6. O DÍZIMO TEM A GARANTIA DE PROVISÃO FÍSICA E ESPIRITUAL – Malaquias 3.10f...e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. 
* Quem é fiel se privilegia da provisão material e espiritual - Provérbios 3.10 E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. 
7. O DÍZIMO IMPEDE QUE FORÇAS OPOSTAS CAUSEM PREJUÍZOS - Malaquias 3.11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. 
* O infiel dá brechas ao maligno para lhe trazer prejuízos – I Pedro 5.11 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar 
8. A OFERTA GENEROSA ESTA NA LEI DA SEMEADURA E COLHEITA - 2 Coríntios 9.6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. 
* A generosidade tem garantia de retorno quando não há avareza - Provérbios 11.24 Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda. 
9. A OFERTA QUE AGRADA AO SENHOR DEVE SER EXPONTÂNEA - 2 Coríntios 9.7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. 
* A espontaneidade em ofertar com alegria toca no coração de Deus – Marcos 12.43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro; 
10. A OFERTA DADA COM AMOR TRAZ PROSPERIDADE ABUNDANTE - 2 Coríntios 9.8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; Lucas 6.38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. 
 

================================================================                      

MELQUISEDEQUE ABENÇOA ABRAÃO

 Gênesis 14.19 "E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra."
               .
Texto Base : Gênesis 14.12-20     
Introdução:  Melquisedeque foi um rei cananeu, que reinou em Salém, nome antigo da cidade de Jerusalém. Ele foi um rei que promovia sacrifícios e mantinha no meio de um povo pagão, um culto de adoração ao verdadeiro Deus Eterno. Dentre as suas características como rei, ele tinha as credenciais e unção divina para tal. Como rei da justiça demonstra-se que era um rei justo e que praticava a justiça com imparcialidade. Como rei de Salém, que significa rei da paz, ele promovia a paz em toda a extensão do seu reinado. Esses seus atributos o credenciam a ser o tipo perfeito de Cristo. O providencial encontro de Melquisedeque com o ainda Abrão (que significa Pai elevado) e as ações praticadas entre eles, são extremamente importantes, didáticas e revelativas, tanto na questão do dízimo como na questão do pão e do vinho. 
1) TODAS AS COISAS PODEM CONTRIBUIR PARA O BEM DOS QUE AMAM A DEUS - Gênesis 14.12 Ló sobrinho de Abrão, pela sua ambição no dia em que houve a separação do seu tio, havia escolhido egoisticamente a vantagem pessoal, com a desvantagem do seu tio. Assim ele foi para as planícies de Sodoma, onde posteriormente passou a habitar com a família na própria cidade onde o pecado era a prática principal daquele povo. Assim fora da proteção de Deus, quando na ocasião que Sodoma foi invadida e saqueada pelos quatro reis amorreus, Ló foi levado cativo juntamente com todos os seus bens. Assim por ser encontrado em companhia dos que praticam a iniqüidade, Ló iria passar por um grande sofrimento. Todos esses acontecimentos na realidade iriam contribuir, não para o bem de Ló, mas sim para o bem de Abrão, o qual se prontificou em combater os reis amorreus para a sua libertação.                                                                                                                                                                                                                 2) QUEM USA DE INGRATIDÃO COM ALGUÉM UM DIA PODE VIR A PRECISAR DELE - Gênesis 14.13.
A ingratidão de Ló para com o seu tio Abrão, foi deplorável, isto porque Ló ficou rico a custa do seu tio e, em determinada ocasião os empregados de ambas as partes se desentenderam e acabaram acordando uma separação. A bíblia diz: andarão dois juntos se não estiverem de acordo? Assim Abrão demonstrando uma grande bondade deu o direito a Ló para escolher a terra da sua habitação. Movido por um grande egoísmo, Ló escolheu o que lhe parecia o melhor lugar achando que havia obtido grande vantagem na sua escolha. Agora Ló estava colhendo os frutos da sua ingratidão, estando prisioneiro dos reis amorreus. Apesar de tudo Ló era considerado por Deus como um homem justo e em vista disso Ele providenciou meios para que o seu tio Abraão ficasse a par da situação. Isso vem mostrar o quanto Deus é misericordioso mesmo com alguém cheio de falhas como era Ló, mas que guardava a sua fidelidade com Ele. A grande falha de Ló foi sair de perto do portador de bênção que era Abrão e se juntar aos portadores de maldição em Sodoma. 
3) QUEM NÃO GUARDA SENTIMENTO CONTRÁRIOS SABE PAGAR O MAL COM O BEM - Gênesis 14.14.
Abrão não era um homem de guerra, como também os seus empregados, porém nessa situação os laços familiares falaram mais alto, e mesmo diante da ingratidão de Ló, Abrão não hesitou em fazer preparativos e montar uma estratégia para libertar o seu sobrinho das mãos dos reis amorreus. Abrão tinha o equilíbrio necessário para lidar com essa situação inesperada. Assim ele procurou pagar o mal que Ló lha havia causado usando de bondade sem qualquer ressentimento. Mesmo sabendo que enfrentaria os quatro reis amorreus, os quais eram experientes na arte da guerra, Abrão não se intimidou e ajuntando os seus trezentos e dezoito criados partiram para o combate com a certeza da vitória. Quem tem promessa de Deus sabe que não morrerá antes que todas elas se cumpram                       . 
4) A PRONTIDÃO DO AMIGO NAS HORAS DIFÍCEIS MOSTRA O VERDADEIRO AMIGO - Gênesis 14.                     .
Diante do acontecimento da captura de Ló, Abrão não ficou indeciso e de pronto ordenou aos seus trezentos e dezoito servos que se armassem para o combate. Assim formou-se um pequeno exército que com a hábil estratégia organizada por Abraão os inimigos foram derrotados surpreendentemente. Embora Ló não merecesse todo esse esforço de Abrão em libertá-lo por ter quebrado a lei de obediência e respeito devidos ao seu tio, este mostrou um espírito nobre nesse feito. 5) QUANDO HÁ OPORTUNIDADE É IMPORTANTE FAZER O BEM A TODOS OS HOMENS - Gênesis 14.16                 .
A leal defesa em favor de seu estúpido sobrinho revela a profundidade do honroso amor fraternal de Abraão. Sendo um homem de paz, Abraão se tornou um homem de guerra em defesa do seu parente. O sucesso de Abrão foi considerável, pois ele derrotou os inimigos, como também resgatou Ló e os demais. Abrão se aventurou numa missão perigosa, para uma boa causa, e quem age assim com um bom coração pode certamente contar com a proteção divina. Precisamos sempre estar prontos para ajudar e socorrer aqueles que precisam da nossa ajuda, mesmo que tenham feito coisa que nos desagradaram. 
6) QUEM VIVE PELAS BÊNÇÃOS DO SENHOR NÃO ACEITA SUBORNOS DO MUNDO - Gênesis 14.17                         .
O rei de Sodoma que sucedeu aquele que caiu na batalha, sabendo do feito vitorioso de Abrão veio oferecer recompensa pelos seus serviços prestados. Abrão tinha direito legal de todos os despojos de guerra, tanto material como pessoal e o rei de Sodoma veio lhe fazer uma proposta como se tudo pertencesse a ele. Queria esse rei que Abrão lhe entregasse os seus servos e em troca ficaria com a parte material. Porém Abrão não derrotou os inimigos pensando nos despojos de guerra e sim com a intenção de libertar o seu sobrinho e os seus. Assim a proposta do rei foi recusada por Abrão, que devolveu os servos do rei e todos os pertences, pois não desejava ficar com nada que fosse da cidade de Sodoma.
7) QUEM LUTA EMPUNHANDO A ESPADA DA FÉ É RECOMPENSADO PELO SENHOR - Gênesis 14.18                                           
Em seqüência a esse encontro Abrão recebe a visita do enigmático Melquisedeque, rei de Salém (Jerusalém). Contrastando com o rei de Sodoma que foi pedir para Abrão, Melquisedeque foi oferecer para Abrão. Melquisedeque não consta em genealogia por não pertencer a linhagem semita, mas no meio de uma degradação religiosa profunda, esse homem tinha os requisitos de rei e sacerdote do Deus eterno. Nada se sabe do seu princípio nem no seu fim, sendo ele um tipo de Cristo que não tem princípio nem fim. O pão e o vinho que ele veio trazer para Abrão reforçam a questão do tipo que apontava para o antítipo, pois o pão simbolizava o corpo de Cristo no seu sacrifício até a cruz e o vinho simbolizava o seu sangue derramado para remissão dos nossos pecados. 
8) FELIZ É O HOMEM CUJA CONDUTA É DIGNA DE RECEBER AS BÊNÇÃOS DIVINAS - Gênesis 14.19                                                  No papel de rei e sacerdote, Melquisedeque abençoou Abraão, com a bênção de Deus. Assim, Deus, sendo Deus deve ter a glória em todas as nossas vitórias, pois Ele é sempre maior que os nossos inimigos. Nós devemos dar graças pelas misericórdias recebidas pelos outros, como pelas nossas. Com essa bênção Melquisedeque deu o crédito a Deus por ter dado a Abraão o poder de derrotar os seus inimigos. Somente através da ajuda divina podemos obter vitórias significativas em qualquer situação. É lógico que temos de fazer a nossa parte, pois como poderíamos obter uma grande vitória se evitássemos as lutas.
 

9) QUEM VIVE SOB AS MISERICÓRDIAS DIVINAS DEVE EXPRESSAR SUA GRATIDÃO - Gênesis 14.20                 .
Deus testa a nossa fidelidade para com Ele, e não foi diferente com Abrão no seu encontro com o rei e sacerdote Melquisedeque. Abrão passou no teste de fidelidade não aceitando ficar com os despojos de guerra que pertenciam a um povo pecaminoso. Aceitou de bom grado participar do pão e o vinho que simbolizavam o corpo e o sangue de Cristo. Entregou o dízimo dos despojos de guerra, pois em toda batalha o dízimo dos despojos pertenciam ao Senhor. Para quem ignora ou refuta acerca do dízimo, pois não entendem o seu sentido espiritual vamos esclarecer essa questão. O pão e o vinho que Melquisedeque (tipo de Cristo) trouxe a Abrão apontavam para o sacrifício de Cristo e isso é uma verdade. O dízimo que Abrão deu para Melquisedeque (tipo de Cristo) apontava como os recursos que seriam necessários para a manutenção na continuidade da sua obra. Portanto esse dízimo foi entregue antes da lei de Moisés, e desse modo não foi por mandamento da lei, e sim por fé, como deve ser feito por todo verdadeiro cristão. Portanto o dízimo do que ganhamos pertence ao Senhor e se o retivermos estamos nos apropriando daquilo que pertence a Deus e nesse caso estaríamos roubando a Deus. Se você quer ter os seus noventa por cento sejam abençoados entregas os dez por cento que pertencem a Deus

 

 

 

Os quatro tipos de amor

O amor está presente em filmes, novelas, canções, literaturas etc. Mas, será que todossabem, de fato, o que é amor? Pois bem. De acordo com o léxico, o substantivo amor, que vem do latim amore, significa: 1) Grande afeição de uma pessoa por outra. 2) Afeição, grande amizade, ligação espiritual. 3) Carinho, simpatia. 4) O ser amado. (Dicionário Escolar da Língua Portuguesa Michaelis, pág. 47). Porém, do ponto de vista bíblico, amor é mais do que isso. Por isso, convido você a acompanhar comigo outras definições do amor.

Na cultura grega, o amor era visto sob quatro ângulos:

 Amor “eros”: Termo grego para o amor sensual. Daí a palavra “erótico”. Esse é o amor físico, da carícia, da relação sexual. Quando um rapaz diz para a namorada: “Estou apaixonado por você!”, ele quer expressar o amor “eros”. Por isso tal amor é também conhecido como paixão. Apesar de tudo isso, esse amor é passageiro.

 Amor “fileo”: É o amor-amizade, fraternal, social. Desse vocábulo grego (“fileo”) temos algumas palavras derivadas, como Filadélfia (“fileo”, amor-amizade, e “adelfos”, irmãos) que significa “amor entre irmãos” ou “amizade fraternal; Teófilo (“Teos”, Deus, e “fileo”, amizade ou amigo) que quer dizer “amigo de Deus”; Filantropia (“fileo”, amizade, e “antropos”, homem) significa “amor humano”. Em suma, se você possui boas amizades, logo o que está em evidência é o amor “fileo”.

 Amor “storge”: É o amor conjugal, familiar, doméstico. Longe de ser interesseiro, esse amor é humilde, objetivo e sacrificial. É o amor que une o marido à sua mulher bem como os pais aos filhos. Logo, em um lar onde reina a harmonia, está em ação o amor “storge”.

 
Amor “ágape”: Dos quatro, este é o amor maior, pois tem origem no próprio Deus que é a revelação clara desse amor (Jo 3.16; 1Jo 4.8-18; 1Co 13.1-13; Ef 5.25). Esse amor é incondicional. Ou seja, não espera nada em troca. Não preciso esperar que alguém me ame para amá-lo. Aliás, com esse amor é possível amarmos até os nossos inimigos (Mt 5.44). Ele também é infalível e eterno, como se pode ver em 1Coríntios 13.8,13.

 É bom salientar que, todos os seres humanos possuem, por natureza, os três tipos de amor já mencionados (“eros”, “fileo” e “storge”), entretanto, o amor “ágape” só se adquire quando se nasce de novo, ou seja, ele passa a operar na vida do homem, quando este se torna templo do Espírito Santo (Gl 5.16-22).

 Com o amor “ágape” devemos amar a Deus e ao próximo: “Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amaráso teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Mc 12.30-31 – grifo meu). Na Bíblia, o termo “ágape” ocorre com mais frequência que os outros. Isso demonstra a importância desse amor!

 Já, no versículo bíblico seguinte, o apóstolo Paulo cita dois dos quatro tipos de amor: “Quanto, porém, ao amor fraternal(amor “fileo”, no original “filadélfias”), não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis(“ágape”) uns aos outros” (1Ts 4.9 – grifo meu). O mesmo apóstolo também escreveu: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal(no original, “filadelfia”), preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Rm12.10 – grifo meu). Temos no primeiro versículo a junção do “fileo” e do “ágape”, enquanto que, no segundo, a expressão “amor fraternal” é a tradução do grego “filadelfia”.

 Amar é um sentimento que nunca deveria ser extinto do ser humano, apesar de a Palavra de Deus afirmar que, “por se multiplicar a iniquidade(o pecado), o amor(“ágape”) de muitos esfriará.”(Mt 24.12 – grifo meu).

 Bem. Ame sua esposa, seus filhos, seus pais, seus irmãos, seus amigos e conhecidos, seus inimigos e, sobretudo, a Deus. Amar faz bem para o corpo, para a alma e, principalmente, para o espírito.

 Finalizo com uma recomendação de Jesus: “O meu mandamento é este: Que vos ameisuns aos outros, assim como eu vos amei.” (Jo 15.12 – grifo meu).

==========================================              

 O PERFEITO VARÃO

                                      Tg 3.1-12-  Ef 4.29

·     *     Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Tg 3.2

·   *     Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. Ef 4.29

 

DicionárioLíngua -Órgão do Corpo - . Órgão masculino, alongado, móvel, situado na cavidade bucal, e que serve para a degustação, a deglutição e a articulação dos sons da voz

Lingua – Falar -  O conjunto das palavras e expressões, faladas ou escritas, usadas por um povo, por uma nação e o conjunto de regras da sua gramática.

 

I – Se alguém não tropeça em palavras é perfeito varão.  O perfeito varão:

    1.      Guarda a sua língua do mal – Sl 34.13

    2.      Fala a justiça – Sl 35.28

    3.      Pede ajuda de Deus para não pecar – Sl 39.1; 141.3

    4.      É um bom escritor da sua história – Sl 45.1

    5.      Tem a língua como um tesouro precioso – Pv 10.20

   6.      A sua língua branda, esmaga ossos – Pv 24.15

   7.      É manso e tem domínio próprio – Gl 5.23

   8.      De coração fala a verdade – Sl 15.2

   9.      Não difama com a língua – Sl 15.3

 

I.     A dificuldade em dominar a língua.

1.      Assim falai, assim procedei – Tg 2.12

2.      Se alguém não tropeçar em palavras – Tg 3.2

3.      É mais fácil dominar animais e navios – Tg 3.3,4

4.      Nenhum homem pode dominar a língua – Tg 3.8

 

II.   Os males provenientes da língua. Tg 3.1-12

1.      A língua é um fogo -  v.5,6

2.      Um mundo de iniqüidade – v. 6

3.      Contamina todo o corpo – v. 6

4.      Pode torna o homem soberbo – Sl 12.1-4

5.      Traz dupla personalidade – Tg 3.9

 

III.  Os crimes cometidos com a língua.

1.  A calúnia  Art 138 (A lei jurídica brasileira prevê pena os caluniadores) a bíblia condena a calúnia – Sl 101.5; Êx 20.16

2.  A difamação Art 139 – Tg 4.11a

3.  O boato e sinônimo de mexerico, a bíblia condena estas atitudes – Lv 19.16; Êx 23.1; Pv 6.16-19 (boato no latim sig. Mungido do boi, e em português sig. noticia anônima).

4.  A murmuração - sig: Dizer em voz baixa, censurar disfarçadamente. Deus condena a murmuração – Êx 16.7,8; Sl 31.13.

5.  As palavras torpes (chulas, grosseiras, obscena) – Ef 4.29

 

IV.     Qual a solução.

1.      Conhecer a verdade – Jo 8.32

2.      Jesus liberta da prisão da língua – Mc 7.35

3.      Deus santifica a língua – Sl 141.3

 

Conclusão Diante do que temos visto, o crente só pode combater o tropeço na palavra, lendo a palavra de Deus, deixando-se dominar pelo Espírito Santo, vigiando e disciplinado a fala. Usemos a língua para o bem, pois somos cidadãos do céu e não devemos descer a língua ao nível diabólico, devemos usar a nossa língua para encorajar outros para louvar a Deus, pregar a mensagem do evangelho e abençoar as pessoas, fazendo assim dificilmente tropeçaremos em palavras.

 

                     

 

                                      O Crente e sua denominação
 

Introdução: Nos tempos dos Séculos XX e XXI, as denominações cristãs se multiplicaram. É difícil dizer se foram criadas de modo correto e justo; mas existem e anunciam a Cristo. Aquele que se converte a Deus por Cristo Jesus tem deveres para com sua igreja, sua comunidade de fé.

1 – O CRENTE DEVE CONHECER AS DOUTRINAS QUE SUA IGREJA PROFESSA

Sempre haverá pequenas diferenças rituais entre as denominações, mas respeitará qualquer denominação que faz “milagres” no nome de Cristo. Mc 9. 38. Não dispensará os pontos fundamentais como a fé em Cristo, o abandono dos pecados e a fé na graça de Deus para a salvação. Ef 2. 8-10.

2 – DEVE FREQUENTAR AS REUNIÕES DE CULTO E OUTRAS PROGRAMAÇÕES DE SUA IGREJA.

 A comunhão sempre advirá da união entre irmãos. O culto é coletivo: dois ou três congregados no nome de Jesus; três mil, ou cinco mil pessoas congregadas em adoração somente a Deus. O crente omisso prejudicará sua igreja e não poderá fazer parte do oficialato. Sl 27. 4.

3 – SERÁ ARDOROSO CONTRIBUINTE COM DÍZIMOS E OFERTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS

Cumprirá fielmente com seus deveres financeiros de servo cristão com sua igreja. A Casa do Tesouro será por ele honrada. Ml 3. 10; II Co 9. 7. Ajudará sempre os irmãos menos favorecidos.

4 – NÃO CRIARÁ DISSENSÕES EM MEIO À IRMANDADE POR “ACHAR-SE MAIS ENTENDIDO” DO QUE OS DEMAIS

Será humilde. Será serviçal, não chefe. A mania de grandeza é criação do diabo. Rm 12. 3. Nunca afirmará que sua denominação é a única certa; terá amigos em todas elas, irmãos; filhos de Deus. Os galhos diferentes ligados ao tronco da árvore não desqualificam seus frutos. Jo 15. 5.

5 – ORARÁ POR SEUS SUPERIORES E OS RESPEITARÁ COMO ESCOLHIDOS DE DEUS.

Obedecerá a seus pastores. Saberá que são humanos! Não ficará fustigando “Saul”, mas seguirá tocando sua harpa e escrevendo seus “Salmos”. Atenderá de bom grado: Não toqueis nos meus ungidos! Sl 105. 15.

6 – SE VIER A DISCORDAR, EFETIVAMENTE, DE ALGO EM SUA DENOMINAÇÃO, SERÁ EDUCADO E ELEGANTE PARA PROCURAR OUTRA IGREJA PARA A ELA FILIAR-SE. 

Jamais cuspirá no prato em que comeu. Será grato! É sempre bom saber suportar as fraquezas dos fracos e continuar na igreja. Hb 10. 25.

7 – NÃO FALARÁ MAL DE SEUS PARES EM HIPÓTESE NENHUMA, MAS CONTRIBUIRÁ PARA O BEM-ESTAR DE SUA COMUNIDADE. Havendo alguma intriga ou discórdia, tratará com as pessoas diretamente. Guardará “segredos” como forma de respeito ao seu próximo. Pv 25. 9-10; Tg 4. 11. Reconciliar-se-á sempre!

Conclusão: Na carta aos Coríntios, Paulo diz ter ouvido de irmãos problemáticos que causavam discórdia entre a irmandade; pessoas queriam “governar” a igreja, dizendo: este serve, mas esse não serve. I Co 1. 11-13. A igreja é um corpo, e todos os membros são indispensáveis à sua operação e vida. Rm 12. 4-8.

 

 

A Glória do Crente

Romanos 5.1-5

 

1- A Cruz de Cristo. (Gl 6.14).

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo.”

·         O lugar onde o mundo está crucificado para o crente,

·         O lugar onde o crente está crucificado para o mundo,

·         O lugar onde o crente está crucificado com Cristo. (Gl 2.20).

2- A Sua Fraqueza. (2Co 12.5,7-10).

A visão celestial. O espinho na carne de Paulo.

·         Lugar onde a graça de Deus é suficiente. (v.9ª),

·         Lugar onde o poder de Deus se aperfeiçoa. (v.9b),

·         Lugar onde o poder de Deus habita. (v.9c),

·         Porque, quando estou fraco então, sou forte. (v.10).

3- A Tribulação. (Rm 5.3,4).

·         A tribulação produz a paciência,

·         A paciência a experiência,

·         E a experiência a esperança,

·         E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado.

“… no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (Jo 16.33). 

 

4- A Esperança da Glória de Deus. (Rm 5.2)

.A glória de Deus é a manifestação de Deus, o brilho exterior de seu ser interior. Na volta do Senhor, essa glória será completamente revelada (Tt 2.13), e os crentes exultarão com a perspectiva de vê-lo como ele é e de compartilhar de sua glória.

É o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo nos ares e a nossa união com ele por toda eternidade. (Jo 14.3; 1Tss 4.17; Tt 2.13).

Momento em que nosso corpo:

·         Será transformado,

·         Revestir-se-á da incorruptibilidade,

·         Revestir-se-á da imortalidade. (1Co 15.52-54),

·         Seremos recompensados. (2Tm 4.7,8; Ap 22.12).

 

 

CONVIDE  JESUS PARA  ENTRAR  EM S UA CASA
Texto Bíblico: Lucas 19.2-10
1. JESUS SEMPRE DÁ OPORTUNIDADE AO PECADOR - Lucas 19.2 E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
* Ele vai ao encontro dos que anseiam por Ele - Ezequiel 34.16 A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo.
2. JESUS SEMPRE SE REVELA A QUEM O DESEJA VÊR - E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
* Ele aguarda que almas escolham seu destino - Deuteronômio 11.26 Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição;
3. JESUS SE AGRADA DE QUEM O BUSCA CONHECER - Lucas 19.4 E, correndo adiante, subiu a um sicômoro bravo para o ver; porque havia de passar por ali.
* Ele se revela quando desejamos conhece-lo - Oséias 6.3 Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
4. JESUS BUSCA O HOMEM TAL COM O BUSCAMOS - Lucas 19.5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
* Ele chama o pecador para vir ao seu encontro - Tiago 4.8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
5. JESUS RECEBE O PECADOR COM TODA ALEGRIA - Lucas 19.6 E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.
* Ele nos chama para desfrutarmos da sua companhia - Apocalipse 3.20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
6. JESUS NUNCA IRÁ FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS - Lucas 19.7 E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.
* Ele aceita o pecador não importando a sua condição - Mateus 11.28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
7. JESUS QUER A CONVERSÃO COM ARREPENDIMENTO - Lucas 19.8 E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.
* Ele quer iniciar uma vida nova em nosso coração - Romanos 6.4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
8. JESUS TEM DESEJO QUE TODO SER VENHA SE SALVAR - Lucas 19.9 E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.
* Ele garante que seus milagres são extensivos - Atos 16.31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
9. JESUS VEIO TRAZER SALVAÇÃO A TODA ALMA PERDIDA - Lucas 9.10 Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
* Ele não veio destruir o pecador e sim salva-lo - João 10.10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

 

 

PROSSIGA QUE A VITÓRIA É CERTA.

Texto Bíblico: Is 43.2 Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

1 - CREIA QUE DEUS É CONTIGO NAS TRIBULAÇÕES
* Confie teu problema ao Senhor que a vitória vem – Sl 37.5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
* Aprenda a esperar que Deus que vai te fortalecer - Sl 27.14 Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.
* Tenha paciência faça tua parte que Deus faz a Dele - Hb 10.36 Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
2 - CREIA QUE DEUS É CONTIGO NAS DIFICULDADES
* Saiba que Deus nunca te negará ajuda - Hb 4.16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.
* Saiba que Deus sempre age na hora certa – Is 59.1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
* Saiba que Deus te sustentará nos fracassos – Sl 145.14 O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos.
3 - CREIA QUE DEUS É CONTIGO NAS PERSEGUIÇÕES
* Ele nos protege quando tentam nos destruir - Sl 91.7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
* Ele nos defende diante de qualquer ameaça - Sl 27.3 Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.
* Ele nos sustenta quando procuram nos abalar - Sl 125.1 Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre.

 

ATENDENDO O CHAMADO DE JESUS
Texto Bíblico: Marcos 1.14-20

1 - JESUS ANUNCIOU AS BOAS NOVAS DO REINO NO QUAL ELE IRIA SER O REI - Marcos 1.14 - E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus.

2 - JESUS DISSE QUE O TEMPO ERA SÚBITO, POIS ERA PELO RELÓGIO DE DEUS - Marcos 1.15 - e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.

3 - JESUS ESCOLHEU SEGUIDORES SIMPLES E PRONTOS EM SERVÍ-LO SEMPRE - Marcos 1.16 - E, andando junto ao mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.

4 - JESUS NÃO CHAMA DESOCUPADOS PARA SUA OBRA E SIM OS OCUPADOS - Marcos 1.17 - E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.

5 - JESUS QUER AQUELES QUE SE PRONTIFICAM EM ATENDER SEU CHAMADO - Marcos 1.18 - E, deixando logo as suas redes, o seguiram.

6 - JESUS CHAMA NÃO SÓ QUEM PESCA, MAS OS QUE SABEM CONSERTAR REDES - Marcos 1.19 - E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes,

7 - JESUS QUER OS QUE RENUNCIAM TUDO PARA PODER SER SEU DISCÍPULO - Marcos 1.20 - e logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os empregados, foram após ele.

 

CINCO COISAS QUE DEUS NÃO DEIXA DE FAZER POR NÓS

Texto bíblico: Atos 14.17 E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.

1. ELE NÃO DEIXA DE ESTAR PRESENTE EM NOSSO MEIO - Mat 18:20 - Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.
2. ELE NÃO DEIXA DE NOS ENVIAR AS BÊNÇÃOS DO CÉU – Efésios 1.3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
3. ELE NÃO DEIXA DE FAZER PROSPERAR NOSSO CAMINHO – Josué 1.8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. 
4. ELE NÃO DEIXA DE ENVIAR PROVISÃO NO TEMPO CERTO – Mateus 6.26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? 
5. ELE NÃO DEIXA DE DAR ALEGRIA AO NOSSO CORAÇÃO – Salmos 16.11 Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

ADSEC - 02 de Dezembro 2015

Image and video hosting by TinyPic